Cláudio Fumiaki Kumagai nasceu na cidade de Assaí – Paraná (Brasil) a 03 de fevereiro de 1955, recebeu forte influência da cultura dos pais e avós, japoneses que imigraram para o Brasil no período entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, cresceu aprendendo não só a língua japonesa, mas a longa convivência com os avós, moldou o seu estilo de vida com muitas influências orientais, tanto na alimentação como nas atitudes do dia-a-dia, onde os cuidados com a saúde faz parte da sua filosofia de vida, como a dos japoneses há milhares de anos.
1. Como você entrou no mundo de produtos naturais?
Eu me licenciei em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado em São Paulo (Brasil) no ano de 1979, no entanto além do certificado do curso superior que me deu algum estatuto, nunca aproveitei o que aprendi na sua plenitude, ou seja, nunca trabalhei como um profissional na área de contabilidade, mas hoje com 62 anos e com mais de 40 de vida profissional dedicado ao comércio e indústria, acho que o curso superior deu-me vantagens que foram muito importantes na minha formação como empresário de sucesso.
No início como empresário dediquei-me a área comercial, trabalhando na venda de produtos terapêuticos com tecnologia japonesa (magnetoterapia e infravermelho longo), e creio ter ajudado na saúde de inúmeras pessoas no Brasil e mais tarde em Portugal. Na sequência desta atividade entrei na área industrial fabricando também produtos do género, sempre voltado para a saúde sem ser medicamentos.
A minha ligação com produtos terapêuticos e outras terapias alternativas, foram gradativamente tomando parte da minha vida, foi quando conheci no Japão a água alcalina ionizada e as suas vantagens terapêuticas, algo que há dezenas de anos tem sido utilizada pelos japoneses inclusive em hospitais. Posteriormente tomei conhecimento de uma empresa espanhola comercializando equipamentos que obtinham água alcalina ionizada por eletrólise, passei a comercializar em Portugal com relativo sucesso, devido ao seu elevado custo benefício, tornava-se num produto bastante seletivo. Hoje em parceria com Alkanatur posso concretizar o meu sonho de fazer com que todos os portugueses tenham acesso a esta tecnologia por um custo infinitamente menor.
2. Que mudança deve fazer a pessoa para ter uma boa saúde e uma boa qualidade de vida?
Cuidar da alimentação, beber pelo menos 1,5 a 2 litros de água e praticar exercícios físicos pelo menos 30 a 40 minutos por dia, isto parece muito fácil, no entanto é necessário regularidade e disciplina para não infringir algumas regras básicas, a começar pelo pequeno almoço que deve ser o mais completo das refeições, um almoço regular e um jantar pobre. Há um provérbio japonês que diz o seguinte “saciar 80% da sua fome e nunca necessitará de médicos”, a propósito disso perguntei ao meu pai como consigo controlar e comer somente 80%, ele respondeu-me “é muito simples, saia da mesa com fome”.
3. Qual é a importância de água na saúde?
Quando nascemos quase 90% do nosso peso é constituído de água, em adulto cerca de 75 %, quanto mais idosos ficamos esta percentagem vai diminuindo. A função da água no organismo é extremamente importante para o funcionamento de todos os órgãos internos e externo (pele), a sobrevivência das células do nosso organismo está relacionada com as trocas metabólicas que dependem essencialmente dos líquidos que na sua maioria é água. Sendo assim a água é importantíssima para a alimentação e a eliminação das toxinas das células do nosso organismo. Aconselha-se tomar 2 copos de água assim que acordamos de manhã para que os nossos órgãos funcionem na sua plenitude.
4. Qual é a sua opinião sobre a Jarra Alkanatur?
Extremamente positiva, pela qualidade de fabrico utilizando materiais adequados para contato com produtos alimentares, pelo custo benefício, pela simplicidade de utilização, filtros desenvolvidos pelo Instituto de Cerâmica da Universidade de Santiago de Compostela, pelas realizações de vários estudos com as Universidades, que torna a jarra num produto cada vez mais confiável, também pelo cuidado em acrescentar na embalagem instruções e reagentes para detetar o pH da água da rede e da água obtida depois da filtragem, e ainda as tiras para analisar o nosso pH interno.