CSIC – Conselho Superior de Investigações Científicas é uma Agência Estatal para a investigação científica e o desenvolvimento tecnológico.
A 7ª Instituição Pública de Investigação Mundial, Top 5 Instituição Europeia por número de ações, 11.000 pessoas, 120 Institutos de investigação, 14.000 artigos anuais, +3.500 projetos em execução, 450 tecnologias protegidas e +600 teses lidas ao ano.
Temos em desenvolvimento um novo estudo científico pré-clínico elaborado pelo CSIC – UAM (Conselho Superior de Investigações Científicas – Universidade Autónoma de Madrid) em mãos da Dra. María Monsalve (Cientista Titular CSIC. Chefe de Grupo de Investigação do Instituto de Investigações Biomédicas “Alberto Sols” – IIBm) acerca de três tipos de tumores: pele, pulmão e fígado e como a água Alkanatur influi nos mesmos. Compartilhamos como novidade a carta que a Dra. Monsalve escreveu resumindo o trabalho que estão a ser realizado.
Dra. María Monsalve (Cientista Titular CSIC.)
Chefe de Grupo de Investigação do Instituto de Investigações Biomédicas “Alberto Sols” IIBm (CSIC-UAM) Centro Superior de Investigações Científicas – Universidade Autónoma de Madrid.
Quando um consumidor resolve comprar algum género alimentício, a primeira preocupação é geralmente o quanto vai lhe custar, e não o quanto pode influênciar o consumo de um determinado alimento ou bebida na saúde.
A maioria do público tem dificuldade para mensurar, hoje e agora eu economizo dinheiro, e amanhã o que se passará? As noções de comida saudável ou bebida, mesmo por muito “científico” que elas pareçam, permanecem como considerações etéreas que tem pouco a ver com hoje e agora.
Por isso o que é importante para nós que dedicamos a esta ciência, é podermos medir de forma mais confiável o impacto dos alimentos e bebidas na nossa saúde, e podermos pesar melhor o saldo da poupança agora e fico doente mais tarde.
E isto é especialmente verdadeiro no caso da água. Fomos massacrados com ideias de que comer gordura e muito açúcar é ruim, enquanto comer frutas e legumes é bom e temos vindo a integrar no nosso dia a dia, mas com a água é diferente. Você bebe água engarrafada porque a da torneira muitas vezes sabe mal, mas estamos esclarecidos que vale a pena tomar um tipo de água e não outra? É claro que a água engarrafada é melhor do que a da torneira? Os filtros são bons para alguma coisa? Uns são melhores que outros?
A resposta rápida é que há uma grande diferença e um grande impacto sobre a nossa saúde. A água da torneira é tratada para evitar o crescimento de bactérias e viaja muitos quilómetros por canos difíceis de manter impolutos, a água engarrafada é exposta a plásticos que liberam moléculas tóxicas na água. Quem não sentiu a repulsa do gosto de “lixívia” na água da torneira ou o “gosto do plástico” da água engarrafada alguma vez. Não é necessário conhecer estudos científicos para imaginar que isso não pode ser muito saudável, mas o que fazer?
Os filtros Alkanatur permitem uma água da torneira limpa que restaura o seu equilíbrio iônico natural, mas a questão é se isso vai nos ajudar em algo. O Nosso grupo vem estudando há muitos anos o impacto das alterações no organismo entre oxidantes e antioxidantes que impactam na saúde humana. Consequentemente nós apostamos nos filtros Alkanatur e decidimos impor à água Alkanatur o teste mais difícil, provar a sua eficácia no desenvolvimento dos tumores. Porquê tumores? Logicamente, porque embora as toxinas presentes em alimentos e bebidas podem ter muitos efeitos nocivos, o desenvolvimento de tumores é provavelmente o tipo de patologia em que as toxinas impactam em maior extensão e não é necessário enfatizar a gravidade deste tipo de doenças.
Como realizar o estudo em seres humanos seria extremamente difícil, caro e levaria muitos anos para executar corretamente, nós usamos um modelo em camundongos. Demos-lhes para beber água Alkanatur ou água da torneira de Madrid, a partir do momento em que pararam de beber leite materno e atingiram a idade adulta, em camundongos com cerca de 12 semanas.
Induzimos o desenvolvimento de tumores através de três protocolos diferentes, que procurou avaliar: primeiro como o camundongo estava a defender-se de um tumor primário induzido ao injetar células tumorais; segundo como defendia de uma metástase, também gerada pela injeção de células tumorais; e em terceiro lugar, sua capacidade de defender-se das células do fígado para se tornarem tumores, ao desenvolver um hépato-carcinoma induzido pela dieta, alimentando-se com dieta gordurosa e tratamento com carcinogénicos.
Os primeiros resultados foram obtidos com os tumores primários e o resultado foi evidente apenas removê-los do animal, enquanto os tumores desenvolvidos em camundongos tratados com água de Alkanatur foram bem encapsulados e naqueles camundongos tratados com água da torneira eram altamente irregulares e hemorrágicos, estas características apontaram que o organismo defendeu-se melhor quando bebeu a água de Alkanatur, havia conteúdo melhor o tumor preliminar e estava em uma posição de prevenir melhor que as células do tumor saíssem para a corrente sanguínea e iniciar uma metástase. Assim, lançamos o segundo teste de formação de nódulos pulmonares metastáticos, e somente ao extrair os pulmões, pudemos observar as diferenças, os camundongos tratados com água Alkanatur formaram menos nódulos pulmonares do que os camundongos tratados com água normal, indicando que o camundongo que bebeu a água filtrada foi melhor defendido do desenvolvimento das metástases.
Os resultados nos tumores hepáticos confirmam que com a água filtrada Alkanatur, a angiogênese tumoral (vasculatura associada ao tumor) é de melhor “qualidade”. Isto é, tem características geralmente associadas a um menor risco de metástases. Estes resultados confirmam as observações do estudo de xenograph (tumor primário induzido), onde se observou o mesmo: pior vasculatura, associada a um maior número de hemorragias, nos ratos que tomaram água da torneira. O que geralmente indica maior risco de metástases.
Após realizar este estudo, nós os cientistas que colaboramos temos sido os mais surpreendidos pela magnitude das mudanças observadas. Estamos acostumados a ver que tal coisa ou tal outra, piora ou melhora algo um pouquinho… Aqui não havia pouquinho, eram mudanças dramáticas e claras, que evidenciam a importância da água, de uma boa água nas nossas vidas.
Ler Carta“A vital importância de uma boa água em nossas vidas”
Dra. María Monsalve
Cientista Titular CSIC